Como Escolher A Escola Perfeita Para O Seu Filho Não Sofrer Bullying

Se você tem filhos, muito provavelmente já se questionou como escolher a escola perfeita, incluindo redes públicas ou particulares. E, de fato, não é um momento fácil.

Nem sempre a escola que possui a melhor estrutura será a melhor para o seu filho, pois o ensino vai muito além das aparências. É claro que esse é um ponto importante, mas há outras coisas que devem ser avaliadas.

Uma escola com baixo nível de bullying, por exemplo, é algo que deve ser colocado como uma das prioridades. A origem do bullying é antiga, mas somente agora os pais começaram a dar a devida importância a isso. 

Como escolher a escola perfeita: grupo de professores e coordenadores 

Saber como escolher a escola perfeita não possui uma receita de bolo. O mais importante é bater um bom papo com os professores e os coordenadores do colégio.

A Lei contra o Bullying está em vigor, então não deixe de questionar como a coordenação e corpo docente lida com tais situações quando isso acontece.

Lembrando que é algo que vale tanto para a escola pública quanto para a escola privada. Se a própria escola acha que bullying é “brincadeira de criança”, então talvez não seja a melhor instituição. 

É claro que apenas essa conversa pode não ser o suficiente para definir como escolher a escola perfeita, mas uma dica é pegar feedbacks com os pais de outros alunos. 

E, se for totalmente consentido, talvez faça alguns questionamentos bem sutis às crianças para saber se elas enfrentam algum tipo de constrangimento na escola. 

Rede de apoio 

É importante verificar se os alunos possuem algum tipo de apoio dentro da escola. A psicóloga realmente faz o acompanhamento dos alunos?

Considerando que, hoje, o bullying ultrapassa o momento em que os alunos estão convivendo em sala de aula, pois há o cyberbullying

É importante que haja um acompanhamento próximo dos alunos e que os responsáveis saibam interpretar o que é saudável ou não entre os pequenos (uma brincadeira que parece inocente pode ter consequências). 

Pergunte se há alguma periodicidade de conversa com os alunos para avaliar desempenho e qualidade de vida dentro da escola. É importantíssimo escolher uma escola que promova educação humanizada. 

Outro ponto que traz todo o diferencial quando estamos falando de uma escola que combate o bullying são os compliances educacionais. A presença desse profissional é uma forma de mudar a cultura da escola para melhor.

Fique de olho nos colegas 

Infelizmente, os professores e coordenadores não conseguem ficar de olho nos alunos o tempo todo. Por isso, saber como escolher a escola perfeita se torna um pouco abstrato nesse sentido.

É muito importante avaliar quem são os colegas do seu filho. Mesmo que dentro de sala não ocorra nada, cheque para ver se não há qualquer episódio de cyberbullying, por exemplo. 

Considerando que o Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de cyberbullying, é algo que os pais devem ficar atentos. 

Sobre isso, aqui há algumas dicas para as voltas às aulas sem cyberbullying, não deixe de conferir o conteúdo.

Para entender melhor como escolher uma boa escola, talvez seja interessante entender um pouco mais sobre o próprio bullying também. 

Não se esqueça de que seu maior “termômetro” é o seu próprio filho, então sempre converse com ele a respeito da escola, amigos, professores, tarefas e assim por diante. Fique atento às mudanças de comportamento se houver.

Enfim, saber como escolher a escola perfeita é algo que você deve fazer com cautela, observando a estrutura da escola, rede de apoio, professores, coordenação, feedback dos pais e assim por diante.

Dra. Ana Paula Siqueira

A Dra. Ana Paula Siqueira, é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutoranda pela PUC/SP.

É autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15” e vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificados apto a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com muita interação lúdica sobre bullying na sua escola clique aqui acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp (11) 94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361

 Mande e-mail para: contato@classtech.techSiga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube

Compartilhe