O que aconteceu no dia 7 de abril de 2011 (dia nacional do combate ao bullying?)

No dia 7 de abril de 2011 ocorreu um massacre escolar no colégio municipal Tasso da Silveira, localizado no Realengo, no município do Rio de Janeiro.

O autor deste massacre foi Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, ex – aluno da escola que chegou ao local afirmando que faria uma palestra educativa para os então atuais alunos, tendo sua liberação por uma professora.

Quando entraram na escola, a professora atendeu um telefonema e Wellington aproveitou a distração da mesma para entrar em uma sala próxima e atirar na direção dos alunos, matando 12 adolescentes de treze a dezesseis anos.

Por que o massacre do dia 7 de abril de 2011 aconteceu?

Esse massacre ficou conhecido como “massacre do realengo”, tendo repercussão internacional decretação de luto oficial do país por 3 dias.

Após a investigação e averiguação dos fatos, foi constatado que Wellington sofria constantemente de bullying na escola em que frequentou, o que motivou o rapaz a realizar a chacina.

Após atirar na sala mais próxima, ele seguiu para o segundo andar da escola, mas deu de cara com um sargento que atirou no criminoso e, já caído no chão, Wellington deu um tiro na própria cabeça e morreu no dia 7 de abril de 2011.

Por tudo isso, é possível inferir que a prática do bullying e o sofrimento por anos pelo qual o autor do crime foi submetido foram razões diretamente ligadas à realização do massacre em si.

Sendo assim, segundo a Diretora de Inovação Dra Ana Paula “é fato que a prática do bullying consegue gerar tantos traumas para um indivíduo que situações semelhantes a essa podem acontecer com mais frequência do que o esperado”.

E isso não quer dizer que o autor do crime não tenha culpa, nem que o bullying por qual ele passou seja o fator inteiramente responsável para a tomada de decisão de praticar um massacre contra jovens inocentes.

Porém, é inegável dizer que foi um elemento motivador e o principal motivo por ele ter agido da maneira que agiu e, infelizmente, não ter cumprido a pena que receberia.

Como conseguir evitar que situações como essa se repitam?

É muito importante garantir que a trágica situação ocorrida no dia 7 de abril de 2011 não se repita mais, tanto o massacre em si quanto a motivação para que ele acontecesse.

O planejamento e a concretização do massacre do realengo foi possível por causa de sentimentos conflituosos do passado, gerados pelo bullying que o ex – aluno Wellington passou durante seus anos como estudante.

Por isso, de acordo com a Diretora de Inovação Dra Ana Paula “é de extrema relevância que as instituições de ensino, junto à família dos estudantes, crie uma rede de apoio para ensinar e alertar os jovens sobre os perigos da prática do bullying e as consequências que essa ação pode gerar”.

Uma ótima opção para garantir um melhor entendimento sobre o assunto e com fontes confiáveis para o trabalho é a conferida nas palestras sobre o bullying e seus efeitos na sociedade, assim como a https://classnet.tech/palestras-sobre-cyber-bullying/ , idealizada pelo Dra. Ana Paula Siqueira.

Essa palestra tem o objetivo de apresentar o conceito de bullying e todas as suas possíveis variações, dando dicas de como desenvolver programas de acordo com as leis, lidar com incidentes escolares, sensibilização dos alunos, como alertar as vítimas, o que fazer em situações de bullying, oferecer uma educação digital de qualidade, entre outros.

Todas essas medidas são indispensáveis para tornar a sociedade mais consciente acerca desse assunto, tendo como base as pesquisas de uma especialista renomada e muito reconhecida na área, evitando que acontecimentos como o de 7 de abril de 2011 se repitam https://youtu.be/0gIyCpizCm4.

Dra. Ana Paula Siqueira

A Dra. Ana Paula Siqueira, é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutoranda pela PUC/SP.

A autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15”, vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificado apto a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com muita interação lúdica sobre bullying na sua escola clique aqui acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp 11-94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361 ou mandar um e-mail para: contato@classtech.tech

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook

LinkedIn

Instagram

YouTube

Compartilhe