O Que Fazer Para Evitar O Bullying Na Escola

Conseguir evitar o bullying na escola não é, nem de longe, uma tarefa fácil. O bullying é uma realidade entre as escolas e mesmo sendo tão frequente ainda faltam informações pertinentes de como combatê-lo. 

Na verdade, não há uma medida efetiva que conseguirá acabar com o bullying de um dia para o outro. É necessário ter paciência e pulso firme para conseguir mudar a cultura da escola, dos alunos e até mesmo dos pais.

Neste artigo você vai ficar por dentro de algumas dicas que irão ajudar a diminuir o nível de bullying e evitar que cada vez mais isso se torne recorrente na instituição. 

Como evitar o bullying na escola: todos os colaboradores devem se envolver

A primeira recomendação para evitar o bullying na escola é que todos os colaboradores se envolvam nessa luta. Professores, coordenadores, diretores e até mesmo funcionários de limpeza! 

Além de estar na Lei, combater o bullying é uma questão ética e todos devem lutar contra ele. 

Então, primeiramente, os colaboradores devem estar devidamente informados sobre o assunto. Aliás, isso é algo de extrema importância. 

E toda essa base de conhecimento não se ganha do dia para noite ou lendo um único texto. Para combater e evitar algo é preciso conhecê-lo e saber identificá-lo, não é mesmo? 

Os colaboradores devem ter conhecimento acerca do assunto para conseguir guiar os alunos e até mesmo os pais da maneira mais adequada possível. 

É preciso que os alunos entendam

Falar “não pode praticar bullying” para uma criança ou até mesmo para um adolescente é algo muito raso. É preciso que os próprios alunos entendam, de fato, o que isso quer dizer.

Quando as falas são descaradas fica mais fácil de identificar essa agressão psicológica – até mesmo pelos próprios alunos. 

Entretanto, quando o racismo, homofobia, gordofobia, xenofobia e diversas outras maneiras de coação e exclusão são mais sutis, fica mais difícil de identificar.

Na verdade, até mesmo as pessoas mais velhas podem ver com normalidade algo que agride alguém pelo fato de não ser tão gritante. Agora, aquele que é agredido sente a dor do bullying. 

É claro que tudo deve caminhar de forma gradual, será difícil entender os pormenores, principalmente tratando-se de crianças. Mas, aos poucos, evitar o bullying na escola se torna cada vez mais possível. 

Os pais também tem seu devido papel 

Outro ponto importantíssimo é fazer com que os próprios pais entendam as consequências do bullying

O papel deles nessa jornada é essencial, afinal, “educação se aprende em casa”, já dizia o ditado. E, de fato, se não houver o apoio dos pais nesse momento tudo ficará confuso para os pequenos.

Os pais devem reforçar que evitar o bullying na escola é uma necessidade. Transferir esses valores de ética e solidariedade tornará o aluno uma pessoa melhor. 

Todos devem ficar atentos ao cyberbullying 

Evitar o bullying na escola dentro do ambiente escolar não é suficiente, é preciso se atentar – e muito – ao cyberbullying. Os efeitos podem ser até piores. 

Tanto a escola quanto a família devem fazer o possível para evitar esse tipo de constrangimento online

No mundo virtual as pessoas se sentem com mais coragem de serem ofensivas e maldosas. Quem sofre com isso se angustia do outro lado da tela. Considerando que crianças e adolescentes passam horas e horas no celular, isso é bem perigoso.

E, claro, para evitar o bullying na escola, a melhor escolha é ter um compliance educacional que guie todos esses passos. 

Dra. Ana Paula Siqueira

A Dra. Ana Paula Siqueira é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutoranda pela PUC/SP.

É autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15” e vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificados apto a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com muita interação lúdica sobre bullying na sua escola clique aqui acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp (11) 94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361

 Mande e-mail para: contato@classtech.tech

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Compartilhe