O Que Fazer Para Evitar O Bullying Nos Grupos Do WhatsApp

O Brasil está entre os três países que mais usam redes sociais. Infelizmente, isso é um grande gatilho para o bullying. Saber, por exemplo, como evitar o bullying nos grupos do WhatsApp é praticamente uma necessidade. 

E provavelmente você já está pensando em escolas e adolescentes, mas isso pode acontecer até mesmo em grupos de whatsapp de empresas, por exemplo. O Bullying também acontece no ambiente corporativo. 

Neste artigo há algumas dicas para evitar esse tipo de ação e como combatê-las. Focando no ensino de crianças e adolescentes, o bullying é algo que deve ser erradicado das instituições de ensino. 

Dicas de como evitar o bullying nos grupos do WhatsApp

Evitar o bullying nos grupos do WhatsApp não é tão simples assim, infelizmente. Qualquer ação cometida pode virar assunto para piadas maldosas e isso é gatilho para diferentes traumas, até mesmo em adultos.

Para os pais esse é um assunto muito preocupante, mas muitas vezes os responsáveis agem de forma inadequada para tratar o assunto. A consequência disso é ainda mais revolta da parte dos filhos.

Invadir a privacidade, por exemplo, não é uma ideia nem um pouco interessante. É claro que a família deve buscar evitar o famoso cyberbullying, mas não dessa maneira. 

Então, vamos à primeira dica: é importantíssimo que os pais ou responsáveis estejam por dentro justamente dessa questão de riscos da internet

Para evitar o bullying nos grupos do WhatsApp é preciso entender mais a respeito. É importante ter o mínimo de propriedade sobre o assunto para tentar ajudá-los. 

O bullying por whatsapp normalmente se dá em grupos, onde os alvos são atacados por diferentes motivos e pessoas. 

As pessoas ficam mais corajosas via web, mas o lado “bom” disso é que a identificação é mais fácil. Conversando amigavelmente com os filhos é possível descobrir quem são os geradores desses atritos.

Muito provavelmente serão outros alunos da escola. A partir disso, é possível tomar decisões mais direcionadas, como prosseguir com os colaboradores da instituição. 

O papel da escola

E aí entramos com outro pilar importantíssimo para evitar o bullying nos grupos do WhatsApp: a escola. 

Você sabia que o cyberbullying pode ser pior do que feito pessoalmente? Como dito anteriormente, as pessoas criam mais coragem e as ofensas ficam ainda mais intensas. 

Mesmo que muito desse bullying não aconteça especificamente dentro das salas de aula, é importantíssimo que a escola se manifeste a respeito, nem que seja diretamente com os responsáveis daqueles que estão cometendo bullying. 

Outro modo de evitar o bullying nos grupos do WhatsApp é através da conscientização. Palestras e o reforço da negatividade do bullying é muito importante para moldar o caráter dos alunos.

A instituição pode focar pontualmente no bullying via whatsapp, por exemplo. Isso dará uma nova perspectiva para os alunos.

Lembrando que é muito importante que os colaboradores fiquem de olho nos alunos durante o horário escolar. 

Rede de apoio

Investir em formas de evitar o bullying nos grupos do WhatsApp é muito importante, mas também é preciso apostar no suporte para depois que esses episódios aconteçam.

Os pais devem estar sempre presentes, bem como os colaboradores das instituições de ensino. Um compliance educacional, por exemplo, pode trazer resultados bem positivos.

Psicólogos também são muito bem vindos ao ambiente escolar e devem participar ativamente da vida dos alunos.

Enfim, para evitar o bullying nos grupos do WhatsApp é preciso conhecer o problema, identificar os causadores e tomar medidas inteligentes para que, de fato, o bullying se extinga. Quer saber mais? Acesse o site

Dra. Ana Paula Siqueira

A Dra. Ana Paula Siqueira é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutoranda pela PUC/SP.

É autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15” e vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificados apto a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com muita interação lúdica sobre bullying na sua escola clique aqui acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp (11) 94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361

 Mande e-mail para: contato@classtech.tech

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Compartilhe