Os 3 Desafios Críticos Em Casos De Bullying Que Toda Escola Está Enfrentando

7 de abril é o dia nacional do combate ao bullying e nada mais interessante do que conhecer os  principais desafios críticos em casos de bullying que todos enfrentam diariamente. 

Bullying não é “mimimi”, não é brincadeira ou “coisa da idade”. Bullying é crime e pode causar uma série de consequências psicológicas para aquelas pessoas que sofrem com isso em sua rotina.

Neste artigo você vai conhecer quais são os principais desafios que as instituições de ensino vêm passando nos últimos tempos. Com toda a certeza você irá se identificar em algum ponto no decorrer deste conteúdo. 

Desafios críticos em casos de bullying: Cyberbullying 

Dentre os desafios críticos em casos de bullying, nada mais difícil de encarar do que o cyberbullying. Ou seja, o bullying que é cometido através da internet.

Os desafios são tremendos porque foge um pouco do controle dos pais e, principalmente, do controle das escolas. É muito difícil para a instituição saber o que está se passando fora dos domínios da escola.

O cyberbullying também acaba sendo mais agressivo, pois as pessoas se escondem por trás de seus aparelhos celulares ou até mesmo através de contas falsas. 

Então, o pouco medo que tinham acaba sendo extinto quando estão se passando por um perfil anônimo

As dificuldades promovidas pela pandemia pioraram ainda mais o quadro, visto que agora os alunos aprendem à distância – e talvez demore para que tudo se normalize. 

E como resolver isso? Uma das ideias para tentar contornar esse desafio é apostar em profissionais, como o compliance educacional para esses casos. 

É o momento de dizer chega para o cyberbullying. É, sim, um dos desafios críticos em casos de bullying mais difíceis, mas todos devem colaborar para que crianças e adolescentes tenham mais respeito com colegas e até professores. 

Falta de conhecimento dos pais 

Outro grande problema que a instituição de ensino passa em seu dia a dia é a negligência dos próprios pais. 

Fica tudo muito mais difícil quando os responsáveis não entendem a gravidade que é cometer um ato de bullying com algum colega. 

Normalmente a relutância aparece mais por parte dos pais dos abusadores. As justificativas são grandes, começando por “é coisa de criança” ou até mesmo “perseguição” por parte da escola.

Acaba sendo um dos desafios críticos em casos de bullying mais delicados que precisam ser enfrentados. 

Os pais e responsáveis precisam estar cientes das consequências que o bullying e o cyberbullying podem causar na vida dos alunos. É importante que eles também recebam esse tipo de educação em suas casas. 

Caso contrário, não adianta muito a escola tentar intervir sendo que os próprios pais não apoiam a educação e a luta contra o bullying. 

Apoio aos alunos 

E, por fim, o último desafio é justamente promover o apoio adequado aos alunos, principalmente àqueles que sofrem o abuso. 

Uma das opções é investir em atividades que reforcem os conceitos do bullying e a importância de combater esse tipo de ação. 

Mas, claro, as escolas devem estar devidamente preparadas com uma equipe que tenha qualificação para lidar com as situações quando for necessário.

Os alunos precisam ter um suporte para aguentar e conseguir lidar com os desafios da idade. 

O bullying traz consequências irreversíveis, sendo fundamental que todos ajudem a reverter esse quadro de uma vez por todas. 

Esses foram os três desafios críticos em casos de bullying, sendo todos eles bem difíceis de serem trabalhados, mas é algo necessário para ter uma educação saudável, bem como boas relações interpessoais na escola. 

Dra. Ana Paula Siqueira

A Dra. Ana Paula Siqueira é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutoranda pela PUC/SP.

É autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15” e vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificados apto a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com muita interação lúdica sobre bullying na sua escola clique aqui acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp (11) 94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361

Mande e-mail para: contato@classtech.tech

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Compartilhe