Qual A Importância Da Palestra Sobre Bullying Na Escola?

Realizar uma série de palestras sobre bullying na escola traz muito mais resultados do que as pessoas creem. O Bullying é, infelizmente, uma realidade nas instituições de ensino e deve ser combatido.

Sabemos que não é fácil, principalmente considerando que grande parte da população ainda vê essas agressões como “brincadeiras de crianças”. Tais supostas brincadeiras podem ter sérias consequências. 

Neste artigo você vai entender a importância das palestras, de trazer maiores informações (e não somente para os alunos, mas para os pais e professores também). É a hora de combater o bullying

Por que é importante realizar palestras sobre bullying na escola

A importância da palestra sobre bullying na escola é justamente trazer mais informações. Muitos sabem o que significa o termo bullying, mas é algo superficial.

É preciso explorar todas as camadas desse assunto para que, de fato, tenha efeito em toda a comunidade acadêmica. Agora, pergunta-se: o que você não sabe sobre bullying?

Muito provavelmente há várias informações que estão “faltando” e isso é normal. A promoção de palestras é justamente para que as pessoas tenham mais consciência sobre esse assunto. 

Entender, por exemplo, a diferença entre bullying e brincadeira é imprescindível para que os alunos ainda continuem brincando uns com os outros, mas mantendo o pleno respeito por todos os seus colegas e professores. 

É importante que a palestra sobre bullying na escola seja dinâmica, pois é muito fácil que as crianças e adolescentes se distraiam. Primeiramente, a contratação de profissionais para tal é importantíssimo.

Além de ter uma base de conhecimento adequada, saberá transmitir para todos os ouvintes da maneira correta. 

A partir disso, alunos, professores e outros colaboradores passarão a conhecer mais sobre o assunto. Dessa forma, será possível combater esse bullying de maneira mais assertiva.

Afinal, é muito difícil lutar contra algo que você não enxerga ou não conhece direito, não é mesmo?! 

Bullying não é somente uma “zoação” descarada e nitidamente maldosa. O bullying também se encontra nos detalhes e isso é o mais perigoso, pois as pessoas que estão em volta começam a normalizar.

Aquele que sofre com o bullying carrega todos esses traumas sem ter o devido apoio.

Os pais também devem assistir

Os pais também devem ser telespectadores da palestra sobre bullying na escola, a qual deve incluir questões de bullying presencial e pela internet também.

É importante que os responsáveis saibam identificar quando situações de bullying estão ocorrendo e, principalmente, como saber lidar com isso da maneira mais adequada possível. 

Eis que entramos em um assunto muito importante também, que é o cyberbullying. Também é uma realidade dentro e fora das escolas.

Além de palestra sobre bullying na escola, também é interessante promover outras atividades para deixar todos mais envolvidos no assunto. 

E como você deve imaginar, tudo isso não conseguiria ser abordado em uma única palestra, pelo menos não de forma aprofundada. Por isso é importante tornar essas palestras algo recorrente. 

É importante que o assunto não morra e que não volte a se normalizar dentro e fora das escolas.

A importância do conhecimento 

As consequências do bullying são diversas e podem ser muito graves, incluindo suicídio. Apesar de parecer algo extremo, é algo que acontece com muitas crianças e adolescentes – além de todos os traumas. 

Por isso, é importante que a instituição de ensino e os pais não sejam negligentes quanto ao bullying. Não é uma brincadeira entre alunos. É algo sério e é crime. 

Pesquise a respeito das possibilidades de palestra sobre bullying na escola. Invista em uma série de informações, atividades e muitas outras coisas bacanas. Para saber mais, acesse o site

Dra. Ana Paula Siqueira

A Dra. Ana Paula Siqueira é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutoranda pela PUC/SP.

É autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15” e vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificados apto a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com muita interação lúdica sobre bullying na sua escola clique aqui acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp (11) 94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361

 Mande e-mail para: contato@classtech.tech

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Compartilhe