Qual A Importância Do Compliance Escolar?

A importância do compliance escolar nas instituições sempre teve o seu lugar de destaque, mas tudo ficou mais evidente após a sanção da Lei Geral de Proteção de Dados em 2018. 

A lei tinha o propósito de começar a vigorar em 2020, dando um intervalor de tempo para que empresas e instituições se adequassem às premissas previstas na norma.  

A relação disso com o compliance é grande. Isso porque a LGPD, bem como outras leis, andam lado a lado com esse termo.  

Importância do compliance escolar: o que é 

A importância do compliance escolar fica mais fácil de ser compreendida ao entender o termo. Apesar de não ser muito conhecida, a palavra “compliance” faz referência ao cumprimento de regras, normas, leis e procedimentos. 

Ou seja, o compliance escolar visa o entendimento das legislações que lhe afetam para, então, aplicar as medidas da melhor maneira possível. 

Tratando-se de LGPD, o compliance busca entender como que a Lei Geral de Proteção de Dados irá transformar o procedimento nas escolas para começar a implementar tais mudanças. 

Fica mais clara a importância do compliance escolar a partir desses fatos. É a necessidade de escolas se adequarem às normativas, garantindo que o ambiente seja seguro para todos os alunos, pais, professores e colaboradores. 

A necessidade de compliance em empresas 

O compliance não é uma singularidade das escolas. Todas as empresas e outras instituições têm o dever de investir em compliance para que estejam devidamente dentro da lei. 

Nem sempre essa análise é fácil, principalmente quando há grandes reviravoltas (como é o caso da vigência da LGPD). 

A importância do compliance escolar é uma realidade e as instituições têm a necessidade de investir no cumprimento das leis que lhe cabem. Para saber mais, acesse SLM ou o canal do Youtube.  

Compartilhe