A Indisciplina Na Educação Infantil Causa Bullying Na Escola?

A indisciplina na educação infantil é algo cada vez mais frequente. Apesar de parecer que crianças são mais obedientes e fáceis de lidar nesse estágio, elas estão se mostrando cada vez mais rebeldes.

Os motivos para isso são diversos, principalmente o fácil acesso à internet e, consequentemente, ao conteúdo inadequado para a idade. Como é uma forma de fácil distração, muitos pais não fiscalizam o acesso dos pequenos.

Mas, claro, até mesmo a TV e qualquer outra pessoa tem o poder de influenciar os pequenos, não fica tudo à cargo da internet. Agora, será que esse comportamento tem influência no nível de bullying? 

Indisciplina na educação infantil e as consequências 

A indisciplina na educação infantil é, sim, um grande gatilho para o bullying e o cyberbullying

As crianças que estão sem limites e não respeitam as diretrizes escolares também não respeitam os seus colegas. Tudo isso se agrava quando a escola tenta resolver a situação.

Muitas crianças simplesmente ignoram e acham que estão no direito de zombar do colega pelo motivo que for. Também é um pouco difícil fazer uma criança pequena entender quais são as reais consequências disso. 

Infelizmente, o bullying acaba sendo normalizado, taxado de brincadeira ou “coisas da idade”. Os pequenos cresceram sofrendo bullying, mesmo que em níveis pequenos, e acabam reproduzindo isso com os colegas. 

Tudo é mais complicado quando falamos de indisciplina na educação infantil e o uso das redes sociais. Hoje, crianças de 10 anos já tem acesso a todas as redes sociais possíveis. 

É uma grande porta de entrada para praticar o cyberbullying, ou seja, o bullying virtual. 

Muitos acham que a internet é “terra de ninguém” e por isso existem cada vez mais casos de cyberbullying no país. 

Uma criança que não tem disciplina na escola provavelmente não tem disciplina em nenhum âmbito de sua vida. Os pais, mesmo que não se deem conta, estão com um grande problema nas mãos.

E se isso não for tratado de maneira adequada o mais rápido possível, tais crianças se tornarão adolescentes ainda mais rebeldes e assim por diante. 

Papel da escola 

Qual é o papel da escola quanto à indisciplina na educação infantil? Bem, a responsabilidade das instituições de ensino é enorme. 

Primeiramente, é preciso que a escola tenha um programa de prevenção e combate ao bullying. Não algo que seja superficial, mas um projeto que realmente instrua os pequenos de maneira didática. 

Há, por exemplo, atividades que podem ser praticadas para ajudar a interação dos alunos, visando diminuir o cyberbullying. 

Não é um projeto fácil de ser desenvolvido e os resultados não serão instantâneos, mas com ajuda de pessoas qualificadas e habilitadas será possível notar diferenças comportamentais no decorrer do tempo.

E, claro, tudo isso sendo trabalhado com foco na disciplina escolar como um todo. 

Papel dos pais 

O papel dos pais também é fundamental, pois a escola não pode trabalhar sozinha nessa empreitada. A indisciplina na educação infantil também deve ser algo combatido pelos responsáveis, assim como o bullying. 

Os pais devem estar cientes dos riscos da internet e trabalhar essa questão enquanto os filhos estão longe da escola. 

Além disso, entender qual é realmente a importância do combate ao bullying é essencial, pois eles também precisam reforçar o discurso da instituição de ensino. 

Todos devem estar cientes das consequências do bullying e cyberbullying para poder ajudar os alunos a desenvolver senso crítico e respeito pelo próximo. 

Como dito anteriormente, a indisciplina na educação infantil e o bullying não são fáceis de resolver, mas com o apoio e suporte de todos é possível trazer bons resultados. Para saber mais, acesse aqui

Dra. Ana Paula Siqueira

A Dra. Ana Paula Siqueira, é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutoranda pela PUC/SP.

É autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15” e vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificados apto a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com muita interação lúdica sobre bullying na sua escola clique aqui acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp (11) 94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361

 Mande e-mail para: contato@classtech.tech

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Compartilhe