As 3 Maiores Ameaças Escondidas Sobre Bullying Na Escola

Será que o bullying e seus efeitos só estão no óbvio? As ameaças escondidas sobre bullying na escola vão muito além de uma chateação passageira suportada pelos alunos.

Pesquisas apontam que o bullying é uma realidade nas instituições de ensino. Entretanto, isso não deve ser normalizado de forma alguma. De uns tempos para cá é um assunto muito abordado, mas é preciso se dedicar ainda mais.

Pais, professores e colaboradores das escolas devem estar de olhos abertos, pois muitos sinais são silenciosos e tem consequências que poderão ser levadas para o resto da vida. Entenda melhor a respeito neste artigo. 

Ameaças escondidas sobre bullying na escola: agressividade 

As ameaças escondidas sobre bullying na escola, como já dito anteriormente, vão muito além de uma irritação ou um choro no momento da agressão.

O bullying causa traumas que podem ser irreversíveis se não tratados por um especialista. Ataques de gordofobia, racismo e muitos outros tipos de preconceito abrem feridas e machucam muito. 

Não é algo físico, mas pode ser muito pior do que se machucar em um tombo, por exemplo. 

Uma das consequências é a agressividade. Alunos, que também são filhos, doces e carinhosos podem se tornar indivíduos extremamente agressivos com outras pessoas e seus familiares.

A “época da adolescência” é realmente um período conturbado, mas isso não justifica a agressividade em alguns. O bullying vai criando um sistema de defesa que é o próprio ataque.

Isso se expande dos colegas de escola para as outras pessoas, principalmente para os pais. 

E será que isso passa? Na verdade, é algo que pode ser levado para o resto da vida de alguém se não for feito nada a respeito. A agressividade trará diversas consequências negativas. 

Perda de vontade de estudar

Outra das ameaças escondidas sobre bullying na escola é a perda da vontade de estudar. 

É claro que há os alunos que não se prendem aos estudos por preferirem brincar, conversar e jogar bola, mas há aqueles que perdem totalmente a vontade de frequentar a escola e praticar qualquer atividade relacionada aos estudos. 

Tudo isso se agrava com a questão da pandemia, visto que já foi um acontecimento que abalou a saúde mental dos alunos. Somado- se o medo da doença com o bullying escolar, o resultado não é nada bom. 

Os diretores precisam agir para que o bullying e o cyberbullying não desestruturem os alunos. Todos são prejudicados nesse sistema, inclusive a própria instituição. 

Dentre as ameaças escondidas sobre bullying na escola, a perda da vontade de estudar é a que mais irá influenciar na vida profissional dos alunos. 

No momento os alunos podem não perceber, mas a falta de estudos trará sérias consequências. 

Problemas com os outros e consigo mesmo 

E, claro, o bullying cria uma grande defesa para criar relações com outras pessoas. A insegurança e a baixa autoestima podem causar dificuldades em se relacionar para o resto da vida. 

Por conta disso é muito importante que todos os envolvidos saibam o que é e o que não é bullying, para que o ambiente escolar seja saudável e leve, apenas com brincadeiras que realmente não ofendam outras pessoas. 

O bullying e o cyberbullying mexem com o psicológico das pessoas, criando diversos problemas na vida profissional e pessoal. Não é algo que possa ser ignorado pelas instituições. 

E essas ameaças escondidas sobre bullying na escola não são as únicas, havendo diferentes formas negativas de reagir à coação causada pelo bullying. Quer saber mais? Acesse o site e comece agora mesmo a combater o bullying

Dra. Ana Paula Siqueira

A Dra. Ana Paula Siqueira é especialista em direito digital e Diretora de Inovação da Class Net Treinamentos e Educação Digital. Ela é graduada em Direito e pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre e Doutoranda pela PUC/SP.

É autora do livro “Comentários à Lei do Bullying 13.185/15” e vencedora do Prêmio Lumen 2018 de Responsabilidade Social com o seu programa “Proteja-se dos prejuízos do Cyberbullying” e Prêmio Selo De Referência Nacional 2019 – ANEC.

Entre em contato

Todos os cursos e palestras da ClassNet fornecem aos participantes certificados apto a comprovar o cumprimento da Lei do Bullying, nº 13.185/15, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96 artigo 12, incisos IX e X.

Para ter o Programa de Combate ao Bullying com muita interação lúdica sobre bullying na sua escola clique aqui acima para entrar em contato ou envie mensagens no WhatsApp (11) 94828-2711

Se preferir pode ligar para: (11) 3876-0361

 Mande e-mail para: contato@classtech.tech

Siga-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube.

Compartilhe