3 Dicas De Segurança Digital Para Evitar Vazamento De Dados
05/04/2022 Cidadania Digital, Dicas, Lei Geral de Proteção de Dados, Palestra, Segurança da Informação
Investir na segurança digital é uma forma de atender o que está disposta na Lei Geral de Proteção de Dados, a famosa LGPD que começou a vigorar em 2020.
O vazamento de informações é uma situação grave, onde não somente o portador dos dados é prejudicado, mas a empresa ou instituição que deixou com que eles vazassem.
Empreendimentos relatam a dificuldade de se adequar à LGPD de forma eficiente, mas especialistas no assunto comentam algumas dicas para ajudar nessa transição.
Segurança digital: sistemas seguros
A segurança digital é uma forma de barrar hackers e o consequentemente vazamento ou uso indevido de informações.
Bons hackers têm a capacidade de invadir sistemas, mesmo que estejam protegidos. Por conta disso, especialistas sugerem que o investimento em sistemas efetivamente seguros e precisos seja feito.
Há diversas técnicas e meios para fazer com que essas informações fiquem devidamente guardadas.
Manter o acesso restrito
Muitas vezes as empresas não estipulam limitação de acesso para os próprios funcionários. Para aumentar a segurança digital é importante haver um sistema que limite o uso.
Isso quer dizer que apenas aqueles que efetivamente precisam ter acesso as informações devem possuí-lo.
Quanto mais restrito for esse tipo de conhecimento, melhor. É possível gerar travas dentro de um mesmo servidor, o que ajuda nessa questão.
Consultorias LGPD
O objetivo principal da LGPD é a proteção de dados. Seguir as premissas da regulamentação é assegurar segurança digital.
Entretanto, é um processo complexo. Empresas relatam cada vez mais a necessidade de pessoal especializado para realizar toda essa adequação.
A segurança digital pode ser implementada de forma eficiente quando feito por profissionais. Para saber mais, acesse o blog SLM ou o canal do Youtube.