A DEPENDÊNCIA DE INTERNET E SUAS IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL DOS ADOLESCENTES E A NECESSIDADE DE PROGRAMAS ESTRUTURADOS DE COMBATE AO BULLYING NAS ESCOLAS

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24/06/2024 Bullying, Bullying nas escolas, Cyberbullying, Dependência de internet, Detox Digital, Direito Digital, Internet, Saúde mental

O ESTUDO SOBRE DEPENDÊNCIA DE INTERNET

Um recente estudo publicado na revista científica PLOS Mental Health, conduzido pela University College London (UCL), analisou os efeitos da dependência de internet em adolescentes. A pesquisa revisou 12 artigos que envolveram 237 jovens, de 10 a 19 anos, diagnosticados com dependência de internet entre 2013 e 2023. A dependência de internet é definida pela incapacidade de resistir ao uso da rede, afetando negativamente o bem-estar psicológico e as esferas social, acadêmica e profissional dos jovens.

Utilizando imagens de ressonância magnética funcional (fMRI), os pesquisadores observaram como as regiões do cérebro dos adolescentes interagiam durante o repouso e a execução de tarefas. Os resultados mostraram alterações significativas nas redes neurais, com aumento e diminuição da atividade em diferentes partes do cérebro. Essas mudanças podem resultar em alterações comportamentais e no desenvolvimento dos adolescentes, afetando sua capacidade intelectual, coordenação física e saúde mental.

ADOLESCÊNCIA E VULNERABILIDADE

Durante a adolescência, o cérebro passa por mudanças significativas na biologia, cognição e personalidade, tornando-se particularmente vulnerável a impulsos relacionados à dependência de internet. O uso compulsivo da internet, o desejo constante de estar online e o consumo excessivo de mídia podem levar a dificuldades em manter relacionamentos sociais, além de problemas como alimentação irregular e sono perturbado.

A CORRELAÇÃO COM A LEI DO BULLYING 13.185

A Lei 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), exige que as escolas adotem medidas preventivas e intervenções para combater o bullying. A dependência de internet pode exacerbar problemas de bullying, pois muitos casos de intimidação ocorrem online. Portanto, é imperativo que as escolas implementem programas de combate ao bullying que incluam a conscientização sobre os riscos da dependência de internet.

IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS ESTRUTURADOS

Para atender às exigências da Lei 13.185, as escolas precisam de programas estruturados de combate ao bullying, devidamente registrados nos órgãos públicos. Esses programas devem incluir:

EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO: Informar alunos, pais e educadores sobre os perigos da dependência de internet e suas correlações com o bullying.

SUPORTE PSICOLÓGICO: Disponibilizar serviços de aconselhamento e terapia para ajudar os adolescentes a lidarem com a dependência de internet e os efeitos do bullying. Psicólogos especializados podem oferecer sessões individuais ou em grupo, ensinando técnicas de enfrentamento, promovendo a resiliência e ajudando os jovens a desenvolverem hábitos saudáveis de uso da internet.

SUPORTE JURÍDICO: Fornecer orientação legal para os alunos e suas famílias sobre os direitos relacionados ao bullying e à dependência de internet. Advogados especializados podem ajudar a entender e aplicar a legislação vigente, como a Lei 13.185, e a tomar as medidas legais necessárias para proteger os jovens e garantir um ambiente escolar seguro.

SUPORTE SOCIAL: Implementar programas de assistência social que promovam um ambiente inclusivo e acolhedor na escola. Assistentes sociais podem trabalhar com alunos, famílias e a comunidade escolar para criar estratégias de apoio, realizar intervenções quando necessário e assegurar que todos os estudantes tenham acesso a recursos e suporte adequados para enfrentar os desafios relacionados ao bullying e à dependência de internet.

MONITORAMENTO E INTERVENÇÃO: Implementar sistemas de monitoramento para identificar casos de bullying e dependência de internet, permitindo intervenções rápidas e eficazes.

FORMAÇÃO DE EQUIPES MULTIDISCIPLINARES: Contar com profissionais de diversas áreas, como psicólogos, pedagogos e especialistas em TI, para abordar de forma abrangente os problemas de bullying e dependência de internet.

A dependência de internet é um problema crescente que pode agravar os efeitos do bullying entre adolescentes. A implementação de programas estruturados de combate ao bullying, conforme a Lei 13.185, é essencial para criar um ambiente escolar seguro e saudável. Ana Paula Siqueira, especialista em bullying e mudanças de comportamento, reforça a necessidade de uma abordagem integrada que considere os desafios modernos, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento saudável dos jovens.


Para mais informações sobre como implementar programas eficazes de combate ao bullying e lidar com a dependência de internet, visite nossas redes sociais e assista esse vídeo!