Novas pesquisas demonstram que casos de bullying tem relação com fake news
29/08/2022 Bullying, Cidadania Digital, Dicas, Educação Digital e Bullying, Lei Geral de Proteção de Dados, Palestra, Segurança da Informação
Recentemente, cada vez mais as pesquisas vêm apontando a relação entre casos de bullying com as fake news. A proposta deste conteúdo é justamente esclarecer um pouco mais sobre porque isso acontece.
A partir desta breve leitura, você será capaz de compreender mais sobre o que é e quais os desdobramentos do bullying na internet, e a importância das ações que combatem essa prática.
A Lei Geral de Proteção de Dados tem, inclusive, grande importância nesse combate. Entenda:
Bullying e Cyberbullying: entenda o que é
Casos de bullying são um problema que pode levar a graves consequências e que vem gerando cada vez mais debates e ações por parte de profissionais, indivíduos e instituições.
Majoritariamente, eles acontecem na escola, atingindo às crianças e adolescentes e acarretando prejuízos sociais, psicológicos e até mesmo apresentando risco à integridade física desses jovens.
O Bullying é caracterizado por uma perseguição na qual o indivíduo sobre com abusos verbais, como comentários maldosos, humilhações, exposição, segregação e até mesmo violência física.
Com o advento da internet, um desdobramento dessa prática surgiu nas redes, denominado cyberbullying.
É quando uma pessoa sofre ataques através da internet, por meio de publicações e disseminação de boatos, fotos constrangedoras e se torna alvo de xingamentos.
O “cancelamento”, que também pode ser chamado de “linchamento virtual”, também se configura nessa categoria, assim como a ação de hackeamento de contas e perfis do usuário.
A relação entre os casos de bullying com as Fake News
As fake news estão se tornando um fenômeno cada vez mais comum e, igualmente, prejudicial à sociedade e indivíduos.
Elas são as “notícias falsas”, que confundem as pessoas e tem o potencial para causar terríveis danos.
Com a disseminação de conteúdos falsos e editados, muitas pessoas acabam sendo alvo de calúnias e mentiras, sofrendo com a exposição ao público e se tornando alvo do cyberbullying.
Como os jovens são muito imersos na internet, através de dispositivos como os computadores, tablets e, principalmente, os celulares, eles vivenciam essa realidade de forma muito mais intensa e, portanto, preocupante.
Como a LGPD pode ajudar a prevenir casos de bullying e cyberbullying
Entenda 5 formas como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta na sociedade e ajuda a prevenir casos de bullying e cyberbullying:
- Prevendo penalidades mais severas para os infratores diante da Justiça, desencorajando a prática.
- Declarando responsabilidade legal para os detentores dos dados a respeito de possíveis incidentes e vazamento dos mesmos, incentivando-os a investir em prevenção.
- Trazendo mais conscientização a respeito dos direitos dos cidadãos e, principalmente, das crianças e adolescentes.
- Maior chance de diálogo e aproximação com os jovens no combate ao bullying.
- Fomentando maiores discussões, além do planejamento de ações e medidas de proteção, intervenções e investimentos na segurança de dados e proteção dos indivíduos.
Inclusive, um exemplo de uma ação que as escolas podem investir quando se trata da prevenção de casos de bullying e cyberbullying são as consultorias, conteúdos e palestras especializadas.
As palestras de prevenção ao cyberbullying tem feito a diferença em diversas escolas. Podendo tanto ser direcionadas para colaboradores quanto, de uma forma lúdica, se direcionarem para as crianças.
Conheça a Dra. Ana Paula Siqueira e o seu diferencial no assunto:
Conheça a Dra. Ana Paula Siqueira
A Dr.a Ana Paula Siqueira é advogada e consultora especialista em LGPD e combate ao bullying e cyberbullying na escolas, com publicações notórias sobre o assunto.
Para uma consultoria completa e especializada em prevenção de casos de bullying e cyberbullying, entre em contato com nossa equipe aqui.