Pesquisas Apontam Que Empresas Estão Despreparadas Para Atender Consumidores De Acordo Com A LGPD

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14/03/2022 Cidadania Digital, Dicas, Lei Geral de Proteção de Dados, Palestra, Segurança da Informação

De acordo com pesquisas realizadas por uma das maiores empresas de Marketing Digital do Brasil, RD Station, as empresas ainda não estão se adequando o suficiente em relação à LGPD.  

A Lei Geral de Proteção de Dados já não é mais tão recente e ainda assim há um número grande de empresas que nem ao menos começaram a dar os seus primeiros passos quanto às novas exigências regulamentadoras.  

De acordo com a pesquisa da RD Station, cerca de 93% das empresas participantes conheciam ou já ouviram falar do assunto, mas somente 15% estavam efetivamente preparadas.  

Principais informações levantadas sobre o cumprimento da LGPD  

Além das porcentagens citadas anteriormente sobre a LGPD, a pesquisa ainda apontou que mais de 2/3 nem terminaram de implementar as primeiras etapas de segurança.  

Além disso, 22% dos empreendimentos não inseriram qualquer medida de segurança em relação à coleta, armazenamento e tratamento dos dados. 

As consequências ao não cumprimento da LGPD são consideráveis. A multa pode chegar até 2% da receita (com limite de R$50 milhões).  

Um dos maiores problemas, além da negligência das próprias empresas, é a dificuldade em cumprir o regulamento, visto que ele é amplo quanto à proteção dos dados e, ao mesmo tempo, exige grande detalhe na organização.  

A necessidade de adequação 

Dentre tudo o que foi considerado, um novo mercado surgiu para suprir tal demanda: as consultorias de LGPD.  

Empresas estão se especializando cada vez mais para dar o suporte adequado aos empreendimentos que precisam mudar seus procedimentos de coleta, tratamento e armazenamento de dados.  

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